Nesta terça-feira (05/11), o presidente da SIAMIG Bioenergia, Mário Campos, marcou presença no 7º Seminário UDOP de Inovações, promovido pela União Nacional da Bioenergia (UDOP) em Araçatuba, São Paulo. Considerado o maior evento técnico voltado à inovação no setor bioenergético, o seminário reuniu cerca de 1.600 profissionais entre executivos, pesquisadores e líderes do setor, que discutiram o futuro da bioenergia através de debates, palestras e apresentações de cases.
Um dos momentos de destaque do evento foi o painel “Projetos de lei sobre os biocombustíveis”, onde Campos atuou como moderador. O painel discutiu as principais políticas e regulamentações para incentivar o uso e a produção de biocombustíveis no Brasil. Além de Campos, participaram Marlon Arraes Jardim Leal, do Ministério de Minas e Energia (MME); Brunno Atalla, da Agência Nacional do Petróleo (ANP); Juliana Rodrigues, da Raízen; e Rafael Barros Araújo, da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). A conversa abordou desafios e oportunidades para o avanço dos biocombustíveis no país, destacando o papel das legislações para impulsionar a competitividade do setor.
Ainda no primeiro dia de evento, durante o painel magno, aconteceu a cerimônia de entrega do tradicional Prêmio CanaSauro – Safra 2024, onde Mário Campos foi um dos homenageados na categoria “Entidades/Governamental”. O prêmio reconhece profissionais que se destacam pela dedicação e contribuições ao setor bioenergético, com foco no desenvolvimento de políticas públicas que fortalecem a produção e o uso de energias renováveis, como o etanol.
Campos foi escolhido pela Comissão Indicadora, composta por 30 especialistas do setor, entre diretores e conselheiros da UDOP, ex-homenageados e representantes da Confraria do Agro. A premiação, que é referência em mérito no setor, reconhece profissionais nas categorias Agronômica, Diretoria, Entidades/Governamental, Financeiro/Comercial, Industrial e Pesquisadores/Professores, além do título especial de CanaSauro Rex, concedido ao profissional com a contribuição mais marcante para a bioenergia.
Após a cerimônia de premiação, foi realizado um jantar de confraternização para os homenageados e demais participantes do evento.
O 7º Seminário UDOP de Inovações segue até esta quarta-feira, 6 de novembro, com debates variados.
Fonte: SIAMIG Bioenergia – 06/11/2024