A importância da bioeletricidade para a segurança energética do Brasil

Você sabe o que significa segurança energética? Segundo a Agência Internacional de Energia, o termo é definido como “oferta e disponibilidade de serviços energéticos a todo momento, em quantidade suficiente e a preços acessíveis”. Isso quer dizer que é necessário garantir que a energia disponível não seja afetada pela volatilidade de preços, escassez de recursos, entre outros fatores. 

Para que um país alcance segurança energética, é necessário investir em uma matriz diversa, que evite a dependência em um único recurso e reduza os impactos ambientais. A bioeletricidade, por exemplo, além de ser uma fonte renovável e sustentável, também contribui para a segurança energética. Saiba mais sobre a importância da bioeletricidade para a segurança energética do Brasil.

Bioeletricidade e as oportunidades 

A bioeletricidade é um tipo de energia gerada a partir de biomassa, que se origina da queima de matéria orgânica de origem vegetal ou animal. No Brasil, o bagaço e a palha da cana-de-açúcar são os principais recursos usados para a bioeletricidade. Segundo dados da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), a bioeletricidade gerada a partir cana é responsável por 15% da energia elétrica produzida no país.

A bioeletricidade produzida pela cana-de-açúcar é responsável por 15% da energia elétrica produzida no Brasil

Como o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, a bioeletricidade no Brasil tem grande potencial. Além da disponibilidade dos recursos, que são subprodutos da cana, esse tipo de energia também contribui para a redução do desperdício, pois produz energia com resíduos que seriam descartados. 

Outra vantagem da bioeletricidade é que ser uma produção nacional a torna independente do fornecimento de outros países e a protege das consequências de crises internacionais. O preço e disponibilidade do petróleo, por exemplo, pode oscilar por diferentes razões. Na crise do petróleo, por exemplo, que ocorreu na década de 70, o valor dos barris triplicaram, tornando o uso inviável. Esse cenário foi um grande motivador para que o governo brasileiro começasse a investir mais em combustíveis alternativos, como o etanol. Saiba mais sobre a história do etanol no Brasil. 

O investimento contínuo na produção de bioeletricidade impulsiona a inovação tecnológica, fortalecendo a liderança do Brasil nesse importante setor energético.  Isso contribui diretamente para a segurança energética do país e para a construção de um futuro sustentável. 

Aproveite para conferir: Bioeletricidade x outras fontes renováveis: entenda a diferença.