Iniciativa que percorre cidades do interior paulista chega em maio a Ouroeste, onde a companhia tem instalada uma de suas 11 unidades
A bp bioenergy, líder brasileira em açúcar, etanol e bioeletricidade, é a patrocinadora do projeto Artesanato Brasileiro, iniciativa cuja proposta é oferecer gratuitamente para a comunidade oficinas que capacitam seus participantes para a transformação de matérias-primas orgânicas em arte.
O projeto, que é realizado pela MR2 Cultural, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativa e Comércio do Governo do Estado de São Paulo, via Programa de Ação Cultural (ProAC ICMS), além de apoio da Think Projetos, chega no mês de maio à cidade de Ouroeste, no interior paulista, onde a bp bioenergy tem uma de 11 unidades instaladas no país.
A iniciativa consiste em uma série de oficinas de arte que propõem um olhar criativo em torno do uso de elementos da natureza para a produção artística, proporcionando uma imersão na arte e na cultura popular brasileira a partir de matérias-primas naturais e tipicamente locais, como sementes, cordas, madeira, folhas, grãos, tintas orgânicas, entre outas, transformadas em arte por meio de técnicas como colagem, pintura, costura, confecção de cestaria, decoração com decupagem e ornamentação de objetos decorativos.
Mara Pinheiro, Diretora de Comunicação, Relações Institucionais e ESG da empresa, reforça a importância de iniciativas como essa para a valorização da cultura e da arte popular brasileira. “Ficamos felizes em apoiar um projeto que vai trazer para a comunidade uma oportunidade tão relevante de aprender mais sobre o artesanato brasileiro. Apoiamos continuamente ações como esta, que ajudam a fortalecer e democratizar o acesso às manifestações culturais e artísticas regionais”, comenta a executiva.
Segundo a monitora Mariane Lopes Corrêa, artista plástica e artesã, os aprendizados das oficinas colaborarão com os participantes em diferentes aspectos, seja no desenvolvimento de habilidades artísticas e manuais, ou oferecendo uma possibilidade de capacitação para o artesanato, o que pode resultar na geração ou incremento de renda. “Eles poderão encontrar na atividade uma finalidade lúdica, terapêutica, artística ou mesmo um novo ofício, como criadores de produtos artesanais autênticos”, reforça Mariane.
As oficinas em Ouroeste acontecem na Biblioteca Pública Municipal Prof. Gilberto Francisco de Britto de 05 a 09 de maio, em dois turnos – manhã e noite. Serão realizadas 2 turmas, com 20 vagas em cada. No dia 10 de maio, ainda haverá uma exposição aberta ao público dos trabalhos realizados, das 8h30 às 12h30. Todos irão receber certificado de formação, com carga horária de 40 horas.
Serviço:
Projeto Artesanato Brasileiro em Ouroeste
Período: de 05 a 09/05, turmas manhã e noite
Local: Biblioteca Pública Municipal Prof. Gilberto Francisco de Britto
Endereço: Rua Bartolomeu Bueno, 1360 – Centro, Ouroeste
Faixa Etária: a partir de 16 anos
Vagas limitadas: 20 vagas por turma
Mais informações: (17) 99682-2145
- TURMA 1 – MANHÃ
De 05 a 09/05: das 8h às 12h, para alunos da E.E. Professor Sansara Sing Filho
- TURMA 2- NOITE
De 05 a 09/05: das 18h às 22h, aberto à comunidade em geral
- EXPOSIÇÃO
Dia 10/05: das 8h30 às 12h30
Sobre a bp bioenergy
A bp bioenergy é uma das maiores empresas de bioenergia do Brasil, com capacidade de moagem de 32 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por safra. Criada a partir da aquisição pela bp da totalidade da joint-venture BP Bunge Bioenergia, em outubro de 2024, a companhia possui mais de 9.500 colaboradores distribuídos em 11 unidades espalhadas por cinco estados brasileiros, que são responsáveis pela produção de etanol, açúcar e bioeletricidade por meio da cana-de-açúcar. Com um time e parceiros de negócio comprometidos com a segurança, ética e sustentabilidade, a bp bioenergy está pronta para atender à crescente demanda por combustíveis mais limpos e com baixo teor de carbono.
Fonte: Assessoria de Comunicação da bp bioenergy – 06/05/2025