Você sabia que algumas pequenas mudanças em sua rotina podem ajudar a economizar no combustível, tornar seu veículo mais eficiente e ainda reduzir a emissão de gases poluentes? Confira nossas dicas para dirigir de forma mais econômica e sustentável.
Faça manutenção constante
Fazer manutenção constante do seu automóvel é um dos passos mais importantes para manter o bom funcionamento do veículo, evitar desperdícios de combustível e aumentar a vida útil do motor. Faça trocas regulares do óleo do motor e dos filtros de combustível, óleo e ar.
Mantenha os pneus calibrados
A manutenção do carro inclui calibrar os pneus regularmente. Os pneus calibrados otimizam o desempenho do veículo, evitam acidentes (pois têm mais aderência), aumentam a vida útil dos pneus e reduzem o consumo de combustível.
Planeje sua rota
Antes de sair, planeje sua rota e verifique como está o trânsito. Evite trajetos com muito engarrafamento e faça caminhos mais curtos.
Reduza a rotação do motor
Você sabia que manter a rotação do motor baixa, isto é, optar por marchas mais altas, melhora a eficiência do combustível? Troque de marcha no momento certo e mantenha a aceleração suave e constante até atingir a velocidade desejada.
Não abuse do ar-condicionado
Ar-condicionado é ótimo, mas cuidado para não exagerar. Usar muito o ar-condicionado pode aumentar o consumo de combustível. Para economizar, prefira a ventilação natural.
Combine caronas
Combinar carona é uma ótima maneira de economizar no combustível, pois os envolvidos podem dividir o valor, e reduzir a emissão de gases poluentes, já que terão menos carros nas ruas. Isso pode ser feito nos trajetos do cotidiano, como no percurso ao trabalho, por exemplo, ou para determinado evento específico.
Evite peso desnecessário
Leve dentro do veículo somente que for necessário, pois o excesso de peso implica no desgaste prematuro dos pneus, dos freios e da suspensão, além de aumentar o consumo de combustível.
Abasteça com etanol
Para economizar no momento de abastecer, a dica é optar pelo etanol. Além de ser mais barato que a gasolina, também é mais sustentável. A gasolina é um grande emissor de gases poluentes e ainda custa mais caro que o etanol. Caso seu carro seja flex – ou seja, aquele que pode ser abastecido tanto com gasolina quanto com etanol, dê preferência ao etanol.
Gostou das dicas? Aproveite para saber mais sobre os biocombustíveis e o futuro do planeta.