O Brasil é líder mundial na produção de cana-de-açúcar, que serve de matéria-prima para o etanol, um tipo de biocombustível. Além de reduzir a emissão de gases poluentes e oferecer uma alternativa contra a dependência dos combustíveis fósseis, o etanol também desempenha um papel importante no desenvolvimento socioeconômico do Brasil. Confira a seguir as principais vantagens do etanol para o meio ambiente e para a sociedade:
Impactos ambientais
O uso do etanol contribui para a redução de gases tóxicos como o CO2, também conhecido como dióxido de carbono, que é responsável por 75% do efeito estufa. Os gases tóxicos são liberados durante a queima de combustíveis fósseis, como a gasolina, e têm grave impacto no meio ambiente.
Além de serem um dos principais responsáveis pelo aquecimento global, também são causadores da chuva ácida, que prejudica a água, o solo e a biodiversidade. Saiba mais sobre os impactos da gasolina no meio ambiente.
Diversidade energética
Os combustíveis fósseis têm uma origem não renovável: o petróleo. Isso significa que a matéria-prima utilizada é esgotável e não se renova com frequência. Desde a crise do petróleo, que aconteceu na década de 70 e triplicou o preço do barril, diversos países passaram a estimular a produção e uso de energias renováveis.
O etanol é uma alternativa à gasolina e fortalece e diversifica a matriz energética do Brasil, reduzindo a dependência do petróleo.
Desenvolvimento socioeconômico
A produção de etanol é uma grande aliada doaliado ao desenvolvimento socioeconômico do país. A cadeia produtiva dessa matéria-prima gera diversos empregos diretos e indiretos, indo desde o cultivo da cana-de-açúcar até a atuação nos postos de combustível. Outro benefício é que impulsiona a economia da zona rural e dos grandes centros urbanos, estimulando o crescimento do país em diferentes regiões.
Além de ser fonte de energia, o etanol contribui para um futuro mais limpo, sustentável e desenvolvido.
Saiba mais sobre o futuro dos biocombustíveis.