Em prol da saúde e bem-estar dos colaboradores, a Delta Sucroenergia realizou o “Hiperdia” para aferição de pressão arterial de todos os colaboradores das unidades Delta e Volta Grande. Os atendimentos aconteceram, nos dias 21 e 24 de maio, em pontos estratégicos das portarias. O Hiperdia teve o apoio da Almanza e Unimed.
Nos dois dias, mais de 670 colaboradores estiveram nos postos de atendimento. Além da busca de indivíduos hipertensos assintomáticas também foi realizado o rastreamento de diabetes através da aferição do índice de glicemia, pois essa condição está frequentemente associada a hipertensão arterial.
A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9). A pressão alta faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo. A pressão alta é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca. O problema é herdado dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, como os hábitos de vida do indivíduo.
Durante o Hiperdia também houve a medição de glicemia capilar. O exame em que o sangue é coletado da ponta do dedo. Depois de o furo ser feito, uma gota do sangue é aplicada em uma fita reagente, que é inserida em um aparelho eletrônico que realiza a leitura. Nesse exame é possível acompanhar o nível de glicemia e é apresentando resultados um pouco mais altos do que o exame feito em laboratório.
Os dados dos exames realizados somado ao atendimento clínico periódico feito pela equipe de medicina do trabalho da Delta, mostrará o número de colaboradores hipertensos e diabéticos. Com esse rastreamento é possível cuidar de cada colaborador de forma individual em busca da sua melhor condição de saúde.
Fonte: Delta Sucroenergia – 28/05