Você já ouviu falar em mobilidade sustentável? O conceito sugere que exista um equilíbrio entre as necessidades de consumo, considerando aspectos econômicos e sociais, e a preservação do meio ambiente. A proposta é que o deslocamento seja melhor planejado, buscando reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Saiba como implementar a mobilidade sustentável!
Uso de biocombustíveis
Os biocombustíveis são alternativas mais sustentáveis em relação à gasolina. Um exemplo de biocombustível é o etanol, que pode ser produzido a partir da cana-de-açúcar ou milho.
Durante a queima da gasolina, são liberados gases tóxicos que contribuem para o aquecimento global. A substituição pelo etanol pode reduzir até 90% da emissão de gases poluentes e ainda é uma opção mais econômica para o consumidor, pois o etanol tende a ser mais em conta que a gasolina. Clique aqui para saber mais sobre qual combustível compensa mais.
Carro compartilhado
Seu colega de trabalho faz um trajeto parecido com o seu? Que tal se programarem para ir juntos? Pegar ou dar caronas é uma ótima maneira de implementar a mobilidade sustentável. Menos carros na rua significa menos poluição e menos trânsito. Além disso, vocês podem dividir o valor do combustível para garantir ainda mais economia.
Planeje sua rota
Antes de sair de casa, verifique como está o trânsito e qual é o melhor trajeto. Opte pelo percurso mais curto e com menos engarrafamento. Existem aplicativos que mostram como está o trânsito como o Waze ou Google Maps.
Aproveite para conferir: Dicas para dirigir de maneira mais sustentável e econômica.