A Delta Sucroenergia recebeu a turma do curso de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal, realizado pelo 8º Batalhão de Bombeiros, de Uberaba/MG. O módulo de “Métodos de Combate a Incêndios em Canaviais”, aconteceu nas instalações da unidade de Delta, no dia 16 de maio de 2024.
Ao todo foram 20 alunos capacitados, sendo militares de diversas cidades do estado de Minas Gerais, como: Uberlândia, Patos de Minas, Paracatu, Janaúba e Belo Horizonte. A turma ainda contou com a presença do Tenente Queiroz e do Sargento Felipe Lima, vindos de Rio Branco, no Acre. Eles estavam acompanhados pelo instrutor do curso, Ronaldo Lopes, tenente da reserva do Corpo de Bombeiros.
Os militares foram recebidos no Centro de Lazer da Delta onde assistiram palestras como a do gerente Industrial da unidade Delta, Juliano Vieira de Carvalho, que falou sobre os processos de produção do açúcar, etanol e energia; da gerente de Sustentabilidade, Cláudia Savoia de Paiva Machado, que abordou sobre o trabalho realizado pela empresa junto às comunidades para a prevenção aos incêndios; e do gerente Agrícola Corporativo, Marciano Eduardo Garcia da Silveira, que falou sobre os métodos e cuidados com a plantação, colheita e transporte, além danos nas lavouras causados por incêndios.
Logo após as palestras, os alunos do curso foram recebidos no pátio industrial da unidade, onde fizeram uma visita e puderam conhecer na prática o que ouviram na palestra sobre o processo industrial, desde o recebimento da cana-de-açúcar até o produto final, nessa etapa, foram acompanhados pelos coordenadores Luisa Tavares Costa, da Fabricação de Açúcar e Ewerton Silva Sene, da Manutenção Elétrica. Também acompanharam a visita, as técnicas de Segurança do Trabalho: Jessica Pamela Rodrigues de Aquino e Aline Vania Alves Soares.
Durante a visita ao pátio industrial, o coordenador do curso, tenente Rafael Queiroz, entregou um certificado de reconhecimento pela cooperação da empresa em ajudar no treinamento dos militares ao gerente industrial, Juliano Vieira de Carvalho.
No final da tarde, todos os alunos foram a campo para realizar o treinamento em uma das frentes de colheita da cana-de-açúcar, onde o instrutor Tenente Ronaldo Lopes, em conjunto com a equipe da brigada de incêndios da Delta, mostraram como é feito o combate aos focos de incêndios. Esse combate segue o modelo treinado pelos colaboradores brigadistas conforme o equipamento que possuem para cada tipo de incêndio.