O etanol e seu papel na diminuição da pegada de carbono

Você sabe o que significa pegada de carbono? O termo se refere à quantidade de gases de efeito estufa (GEE) emitida na atmosfera nas atividades diárias. O indicador pode ser usado para medir o impacto ambiental de uma única pessoa, de uma empresa, da produção de um determinado produto ou até mesmo das emissões totais de um país.

Pensar sobre a pegada de carbono é importante para refletir sobre a adoção de práticas mais sustentáveis e que emitam menos GEE na atmosfera

A pegada de carbono pode ser medida por diversas calculadoras, que analisam três principais esferas: doméstica, transporte e estilo de vida. No âmbito doméstico, por exemplo, considera-se o tipo e quantidade de energia usado na sua residência, o tamanho da sua casa, se você usa lâmpadas de baixo consumo e dispositivos com economia de energia, por exemplo. Já na categoria de transporte, avalia-se a posse de veículos na família e o tipo de combustível utilizado, quantas horas por dia você passa em determinados tipos de transporte, se faz viagens de avião com frequência, etc. Em estilo de vida, a pegada de carbono considera seus hábitos de consumo e alimentação, quantidade de lixo produzido, como é feito o descarte e se você tem o hábito de reciclar ou reutilizar

Abastecer com etanol é uma maneira de contribuir para a descarbonização

Não existe um método único para calcular a pegada de carbono e diversos fatores devem ser considerados, mas todos podemos repensar ações individuais e coletivas que reduzam a emissão de GEE. Confira algumas dicas:

Consumo consciente: pense bem antes de comprar qualquer coisa. Reflita se você realmente precisa daquilo e se o item é durável. Outra maneira de praticar o consumo consciente é priorizar produtos de empresas sustentáveis. 

Produtos locais: dê preferência a produtos locais, além de fomentar a economia da sua região, também reduz a emissão de carbono, pois os produtos percorrerão uma distância menor para chegar até você. 

Combustível: Você sabia que os biocombustíveis, como o etanol, emitem até 90% menos gases de efeito estufa em comparação aos combustíveis fósseis? Abastecer seu veículo com etanol é uma maneira simples de reduzir a pegada de carbono. Confira dicas para dirigir de forma mais econômica e sustentável. 

Em casa: não desperdice energia ou água, troque suas lâmpadas por versões de baixo consumo e deixe os eletrodomésticos e eletrônicos no modo de baixo consumo de energia. 

Pratique os 3 Rs: reduzir, reutilizar e reciclar. 

Etanol e a pegada de carbono

O etanol de cana-de-açúcar é o biocombustível com menor pegada de carbono do mundo. De março de 2003, quando foram lançados no país os veículos flex, até março de 2021, o consumo do etanol evitou a emissão de 552 milhões de toneladas de CO2eq na atmosfera, segundo dados da Unica – União da Indústria de Cana-de-Açúcar.

Além de contribuir para a redução da pegada de carbono, o etanol ainda é um forte exemplo de como a economia circular pode ser aplicada. A cana-de-açúcar, uma de suas principais matérias primas, é destinada, principalmente, para a indústria de alimentos (açúcar) e transporte (etanol), mas possui diversos subprodutos a partir do reaproveitamento e otimização dos recursos naturais. Confira Vidro, papel e bioplástico: conheça produtos que podem ser feitos de cana-de-açúcar
Saiba mais: o papel dos biocombustíveis nos 17 ODS da ONU.