Com o crescimento das discussões sobre sustentabilidade, um tema frequente é a economia circular. Este modelo busca minimizar o desperdício e maximizar a utilização dos recursos, prolongando sua vida útil. Um exemplo é o uso da cana-de-açúcar para diferentes finalidades, produzindo desde o açúcar e o etanol até a levedura e o biometano. Saiba mais sobre o papel da cana-de-açúcar na economia circular.
O Brasil é o maior produtor de cana-de-açúcar do mundo e esse recurso apresenta diversas possibilidades em seu ciclo, fazendo o reaproveitamento de todos os componentes.
A indústria da cana-de-açúcar, tradicionalmente, produz o alimento (açúcar) e o combustível (etanol). Esses processos geram resíduos que podem ser reaproveitados como:
Bioeletricidade: A bioeletricidade é um tipo de energia alternativa gerada a partir da queima de matéria orgânica de origem vegetal ou animal, como palha e bagaço de cana-de-açúcar, cascas de grãos e restos de madeira.
Levedura: para fazer rações de animais.
Biofertilizante: a torta de filtro é um subproduto da cana-de-açúcar, proveniente do caldo extraído das moendas. É uma alternativa aos fertilizantes químicos e, além de reutilizar a matéria-prima, também reduz custos de produção e os riscos de contaminação dos adubos.
Vinhaça: é um resíduo líquido que surge a partir do processo que transforma a cana em etanol. Pode ser usado na fertirrigação, um método que dilui fertilizantes na água usada para regar as plantações.
Combustível Sustentável de Aviação (SAF)
Além do etanol, que é usado em carros flex, a cana-de-açúcar também pode ser usada para produzir o combustível sustentável de aviação, mais conhecido como SAF (do inglês Sustainable Aviation Fuel).
Assim como o etanol, o SAF tem como objetivo reduzir a emissão de gases poluentes e reduzir a dependência dos combustíveis fósseis.
O SAF ainda não é produzido no Brasil, contudo, será incentivado pela Lei do Combustível do Futuro, sancionada em 8 de outubro. A partir de 2027, os operadores aéreos serão obrigados a reduzir as emissões de gases do efeito estufa nos voos domésticos por meio do SAF. Clique aqui para saber mais sobre a Lei do Combustível do Futuro.
Hidrogênio Verde
O etanol também tem um papel fundamental na produção de hidrogênio verde, um combustível sustentável produzido a partir da eletrólise da água, um processo que converte energia elétrica em química. Ele pode ser usado como fonte de energia elétrica para essa tecnologia, alimentando os eletrolisadores e fazendo o hidrogênio verde.
A cana-de-açúcar é um recurso que permite diferentes usos e pode ser utilizada para a descarbonização, diversificando a matriz energética e reduzindo a dependência de combustíveis fósseis, além de colaborar para a manutenção e fortalecimento de modelos de economia circular. Saiba mais sobre a importância do etanol para a segurança energética do país.
Biometano
O biometano, também conhecido como biogás, ainda é um produto novo no mercado. Pode ser usado para gerar energia elétrica e térmica e é uma alternativa sustentável ao gás natural, que é um combustível fóssil e emite gases poluentes na atmosfera.