O papel do açúcar na geração de energia para o corpo e o cérebro

Você sabia que o açúcar é uma fonte de energia para o corpo e para o cérebro? A glicose, um tipo de açúcar, funciona como um combustível para as células. Além disso, é usada para produzir adenosina trifosfato (ATP), a molécula responsável por armazenar e liberar energia para que as células do organismo desempenhem suas funções.

O cérebro também precisa de açúcar para funcionar, pois a glicose é usada para a produção dos neurotransmissores, substâncias geradas pelos neurônios que enviam sinais para as células de todo o corpo. 

Os neurotransmissores enviam sinais para todas as células do corpo

A demanda energética do cérebro é a maior do corpo. Em uma pessoa adulta, o cérebro representa menos que 2% do peso corporal, porém pode gastar até 20% da energia fornecida pela glicose. 

Outra função do açúcar, também relacionada ao cérebro, é pela liberação de serotonina e dopamina, hormônios relacionados ao bem-estar e ao prazer.
Entretanto, o consumo de açúcar deve ser equilibrado e feito com responsabilidade. Tudo em excesso faz mal e com a glicose não seria diferente. A dica é optar pelo açúcar vegetal, como o da cana-de-açúcar, e o presente nos alimentos naturais como frutas, vegetais e mel.