Os impactos da gasolina no meio ambiente

Você sabia que o uso da gasolina causa sérios danos ao planeta? Além de não ser uma energia renovável, esse combustível também é um dos principais emissores de gases poluentes na atmosfera. Saiba mais sobre os impactos da gasolina no meio ambiente.

 A queima da gasolina libera gases tóxicos como o CO2, também conhecido como dióxido de carbono. Esse gás é responsável por 75% do aquecimento global, que eleva a temperatura do planeta. O aquecimento global já é uma realidade e tem sérias consequências como o aumento de eventos climáticos como furacões e secas, ameaça aos ecossistemas, derretimento das calotas polares, etc. Além disso, os gases tóxicos também são causadores da chuva ácida, que prejudica a água, o solo e a biodiversidade. 

A gasolina tem impacto negativo no meio ambiente

A poluição do ar também impacta a saúde das pessoas. O aumento da concentração de gases tóxicos no ar está associada a problemas respiratórios, como asma e bronquite, e doenças cardiovasculares, como infarto e derrame.

Origem não renovável 

Além de ser poluente, outro grande problema da gasolina é sua origem: petróleo, uma fonte não renovável. Uma fonte de energia não renovável significa que o recurso é esgotável e, eventualmente, se tornará mais escasso, podendo até desaparecer. Por isso, torna-se necessário criar alternativas energéticas de outras origens, que sejam soluções renováveis e sustentáveis. .

O etanol, por exemplo, é um tipo de combustível de origem orgânica. No Brasil, ele é feito principalmente de cana-de-açúcar, mas também pode ser produzido com milho. 

O abastecimento com etanol é uma escolha mais consciente, que causa menos danos ao meio ambiente e prejudica menos a saúde das pessoas. Quer saber mais sobre o etanol? Acompanhe nossas redes sociais. 

Instagram | Linkedin | Facebook