O maior encontro mundial de mulheres da cana-de-açúcar aconteceu nesta quinta-feira, 20 de março, reunindo mais de 600 participantes no Centro de Cana do IAC, em Ribeirão Preto – SP. O evento contou com a participação de profissionais de 72 unidades bioenergéticas distribuídas em diversos estados brasileiros, além de produtoras rurais e mulheres atuantes em entidades e empresas fornecedoras de produtos e serviços para o setor.
A SIAMIG Bioenergia apoiou o evento e esteve representada por sua gerente de Comunicação e Marketing, Camila Rocha, que acompanhou de perto as discussões e celebrações sobre o protagonismo feminino na bioenergia. “O evento reforça a importância de reconhecer e incentivar a atuação feminina no setor bioenergético. A presença das mulheres fortalece a inovação e impulsiona o desenvolvimento sustentável da indústria”, destacou Camila Rocha.

A diretora Administrativa-Financeira da associada Agropéu Agroindustrial, Beatriz Menezes Martins Cordeiro, também marcou presença, participando do painel Mulheres na Sucessão, onde compartilhou sua experiência na gestão e inovação do setor.

A presença das associadas da bp bioenergy e Jalles também foi um dos destaques do evento. Natália Lole, Gerente de Talentos da bp bioenergy, e Ludmilla Gratão, Gerente de Recursos Humanos da Jalles, participaram do painel Mais Mulheres no Agro, abordando as ações desenvolvidas por suas empresas para aumentar a presença feminina no agronegócio e no quadro de funcionários.
Durante o evento, Sr. Otávio Lage de Siqueira Filho, Diretor-presidente da Jalles, foi homenageado com o Prêmio Cana Substantivo Feminino na modalidade ‘Homens que Apoiam as Mulheres’, um reconhecimento às ações que incentivam a inclusão e valorização das mulheres na bioenergia.
Além disso, a segunda edição do livro “Mulheres da Cana-de-Açúcar” foi lançada durante o evento, trazendo histórias inspiradoras de lideranças femininas no setor. A SIAMIG Bioenergia teve um espaço especial na publicação, reforçando seu compromisso com a valorização da atuação feminina no setor sucroenergético. A versão digital da obra estará disponível a partir do dia 21 de março no site www.canaonline.com.br.
O 13º Cana Substantivo Feminino reforçou a importância da presença feminina na bioenergia, promovendo debates e iniciativas que ampliam as oportunidades para mulheres no setor. A SIAMIG Bioenergia segue apoiando e incentivando essas iniciativas, contribuindo para um futuro mais diversos e inclusivo na indústria sucroenergética.
Fonte: Gerência de Comunicação da SIAMIG Bioenergia – 21/03/2025