A segunda edição do Circuito Biogás nos Estados, realizada na terça-feira (28/05), desta vez em Belo Horizonte, Minas Gerais, contou com a participação do presidente da SIAMIG Bioenergia, Mário Campos, que foi um dos integrantes da mesa de abertura do evento.
Durante sua fala, Campos destacou o compromisso de Minas Gerais com a preservação do meio ambiente. Ele revela que Minas é o estado campeão em termos de energia elétrica renovável e que em 2023, quase 96% da matriz elétrica produzida em Minas foi gerada a partir de recursos renováveis.
“O biometano é importantíssimo quando pensamos em termos de frotas de veículos pesados, pois esses veículos representam um grande desafio na descarbonização de transportes. No segmento de veículos leves, o Brasil faz um grande trabalho com o etanol e agora nós temos o desafio no segmento de veículos pesados, trazendo o biometano junto ao gás convencional para essa transição tão necessária”, afirmou Campos.
Além disso, Mário também enfatizou que estamos vivendo agora o momento do biometano e que Minas Gerais possui grande potencial para desenvolver o biometano e o biogás, seja para produção de energia ou para uso na frota de veículos, pois o produto tem grande potencial de descarbonização.
O Circuito Biogás nos Estados é uma iniciativa da Associação Brasileira do Biogás (Abiogás), que tem como objetivo explorar as particularidades e oportunidades do biogás e do biometano em cada estado e maximizar o aproveitamento de todo o seu potencial. A primeira edição, realizada em Curitiba (PR), reuniu 220 participantes, 20 painelistas e 8 autoridades.
A segunda edição do evento teve a correalização da Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais – SIAMIG Bioenergia, com apoio da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG).
O evento reuniu parlamentares e autoridades do setor, como a assessora da Secretaria Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (SNPGB) do Ministério de Minas e Energia (MME), Laís Thomaz; a Diretora de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE, Heloísa Borges; e o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio.
Dois painéis foram realizados no evento. O primeiro debateu o biogás e o biometano no cenário internacional e o segundo tratou das perspectivas para Minas Gerais. A solenidade contou ainda com um coquetel de networking intitulado “Biogás Connect”.
Fonte: SIAMIG Bioenergia – 29/05/2024