Nesta segunda-feira, (17/06), o presidente da SIAMIG Bioenergia, Mário Campos, participou da mesa de abertura do 3° Congresso de Meio Ambiente e Sustentabilidade, promovido pela Federação das Indústrias de Minas Gerais – FIEMG.
Em sua fala na mesa de abertura, Campos defendeu a união de esforços em busca do desenvolvimento sustentável de Minas Gerais, promovida pelo congresso. Mário também ressaltou como o estado preserva o meio ambiente.
“Nós temos 35% de área preservada, mas quando a gente fala no quadrilátero ferrífero, que tem uma das principais atividades da nossa economia, que é a minerária, a gente tem 68,5% de área preservada”, ressaltou Campos.
“Além disso, nós temos a produção de biocombustíveis em Minas Gerais, onde o Governo, a partir de uma lei aprovada na Assembleia, adotou o etanol como seu combustível oficial”, lembrou.
Com o tema “Agir Agora Para Transformar o Futuro”, o evento celebrou o Dia Mundial do Meio Ambiente e discutiu temas prioritários e estratégicos relacionados ao tema, para os setores da indústria, meio ambiente e agronegócio.
O evento também promoveu debates acerca de questões econômicas e socioambientais em pauta e contou com a participação de especialistas, executivos, lideranças e autoridades da Agência Nacional das Águas e Saneamento Básico (ANA), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (SEMAD), da Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEAM), do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), entre outras instituições.
O licenciamento ambiental, a gestão de recursos hídricos e os desafios e oportunidades que a sustentabilidade traz para governo, empresas e sociedade civil, foram alguns dos temas abordados no Congresso.
*Com informações da FIEMG
Fonte: SIAMIG Bioenergia – 18/06/2024