Inicia nesta terça-feira (05/11) o 7º Seminário UDOP de Inovações, promovido pela UDOP – União Nacional da Bioenergia. Com duração de dois dias, o evento, que acontece em Araçatuba (SP), é reconhecido como o maior seminário técnico de inovações do setor bioenergético, reunindo mais de 1,6 mil profissionais, incluindo representantes de usinas e destilarias, acadêmicos, pesquisadores, fornecedores de cana-de-açúcar, executivos e especialistas em tecnologia e serviços.
Durante o evento, os participantes terão a oportunidade de se conectar com líderes influentes do setor por meio de palestras, debates e apresentações de cases. O foco será promover discussões estratégicas para aprimorar a produtividade e a competitividade do setor bioenergético.
O presidente da SIAMIG Bioenergia, Mário Campos, é um dos participantes e palestrantes desta edição. Campos será o moderador da palestra “Projetos de lei sobre os biocombustíveis”, que trará uma discussão sobre as principais políticas e regulamentações para incentivar o uso e a produção de biocombustíveis no Brasil. O debate contará com os palestrantes Marlon Arraes Jardim Leal, do Ministério de Minas e Energia (MME); Brunno Atalla, da Agência Nacional do Petróleo (ANP); Juliana Rodrigues, da Raízen; e Rafael Barros Araújo, da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
Programação
O 7º Seminário UDOP de Inovações contará com mais de 100 horas de conteúdo, com uma programação organizada em 11 trilhas de aprendizado e 1 painel magno. O evento terá a participação de mais de 250 especialistas, incluindo palestrantes, moderadores e debatedores.
Um dos destaques será o Painel Magno, com o tema “Transição energética na visão dos produtores”. Os participantes também poderão se aprofundar nas seguintes áreas: Agronômica, Desafios para o Mercado de Açúcar e Etanol, Gestão Social e Comunidades, Gestão Tecnológica, Governança Corporativa, Industrial, Mecanização/Automotiva, Papel dos Biocombustíveis na Descarbonização, Segurança e Normas Técnicas, Suprimentos e Logística e Sustentabilidade Ambiental. Além das palestras e debates, o 7º Seminário UDOP de Inovações apresentará cases, possibilitando um intercâmbio dinâmico de ideias.
Prêmio CanaSauro
Durante o seminário, está prevista a cerimônia de entrega dos troféus do Prêmio CanaSauro – Safra 2024. Entre os homenageados deste ano está o presidente da SIAMIG Bioenergia, Mário Campos, que receberá o prêmio na categoria “Entidades/Governamental”. A homenagem reconhece seu trabalho em prol do setor bioenergético, especialmente por meio de articulações com o poder público para a criação de políticas que beneficiem o setor e seus produtos. A escolha dos homenageados será realizada pela Comissão Indicadora, composta por 30 especialistas, incluindo 5 ex-CanaSauros Rex, 1 BabyCanaSauro Rex, 18 diretores e conselheiros da UDOP, 5 integrantes do Comitê Gestor e 1 representante da Confraria do Agro.
Até cinco profissionais serão premiados em cada uma das seguintes categorias do CanaSauro: Agronômica, Diretoria, Entidades/Governamental, Financeiro/Comercial, Industrial e Pesquisadores/Professores. O título especial de CanaSauro Rex será concedido ao profissional que se destacar pela contribuição excepcional ao setor bioenergético, evidenciando um impacto significativo e positivo. A avaliação dos candidatos segue critérios rigorosos de meritocracia, com ênfase no talento e no impacto concreto para o setor.
Para conhecer todos os homenageados com o Prêmio CanaSauro – Safra 2024, clique aqui.