Belo Horizonte sediou, nesta terça-feira (25/3), o Alagro Summit 2025, evento promovido pela Academia Latino-Americana do Agronegócio. Realizado no Renaissance Work Center, o encontro reuniu autoridades e especialistas para debater temas estratégicos, como segurança alimentar e a transição da matriz energética no agronegócio.
O presidente da SIAMIG Bioenergia, Mário Campos, participou do evento como palestrante no primeiro painel do dia, que teve como tema “Segurança Energética”. O debate abordou questões como o papel dos biocombustíveis e da bioeletricidade na transição energética, o impacto da geração distribuída no campo – incluindo energia solar e eólica – na competitividade do agronegócio, além dos desafios para garantir um suprimento energético estável e acessível para a produção agrícola.
O Alagro Summit 2025 reuniu autoridades e principais players do setor do agronegócio, que discutiram questões fundamentais para o presente e o futuro do setor. Entre os temas abordados estavam a mineração e os biofertilizantes, que são essenciais para reduzir a dependência brasileira em relação às importações de fertilizantes. Também foi abordada a reforma tributária e os impactos no agronegócio.
Outro destaque do evento foi a palestra “O agronegócio na América-Latina como epicentro das transformações geopolíticas”, ministrada por Fernando Mattos, ex-ministro da Agricultura e Pecuária do Uruguai. A apresentação trouxe uma análise sobre o papel estratégico da região no cenário global e os desafios enfrentados pelo setor.
Fonte: SIAMIG Bioenergia – 26/03/2025