O sucesso dos biocombustíveis sustentáveis para navegação e aviação depende de matérias-primas de qualidade em grande escala, sustentáveis, certificadas e com infraestruturas adequadas.
O presidente da SIAMIG Bioenergia e Bioenergia Brasil, Mário Campos, participou do evento Biocombustíveis Sustentáveis para Transporte Internacional – Alinhando Fóruns Internacionais e Políticas Globais, realizado por entidades empresariais protagonistas no tema, como ICS, Amcham Brasil, CBEDS, CEBC e CEBRI, no último dia 7 de julho no Rio de Janeiro.
Durante o seminário, o presidente participou do painel Matérias-Primas Sustentáveis e Certificação, que discutiu sobre o fornecimento de biocombustível, que segue uma demanda sustentável, em grande escala e previsível. No painel, também foram argumentados os status dos requerimentos e desafios para o fornecimento das matérias-primas e infraestruturas físicas, regulatórias e certificações necessárias para viabilizar os novos investimentos em biocombustíveis no país.
O evento buscou conectar os elos da cadeia produtiva, com desenvolvedores de tecnologias, produtores de matérias-primas e demandantes finais, como companhias de navegação e aviação, além de construir alianças que apoiem a agenda nos principais fóruns internacionais.
Outro objetivo foi o de promover o avanço tecnológico para transformar as vantagens comparativas em competitividade global por meio do desenvolvimento de biocombustíveis avançados, como SAF e biometanol.
Contexto
O setor de transportes aéreo e marítimo internacional enfrenta o desafio urgente de descarbonizar suas operações. Enquanto a demanda por biocombustíveis sustentáveis deverá dobrar até 2030 (IEA, 2024), o Brasil encontra-se diante de uma oportunidade única para ajudar a alavancar e a acelerar essa transição em nível global.
Fonte: SIAMIG Bioenergia e Divulgação ICS


