Você já imaginou que seria possível uma aviação sustentável? Isso pode ocorrer com o uso do combustível sustentável de aviação, mais conhecido como SAF (do inglês Sustainable Aviation Fuels).
O SAF é uma alternativa ao querosene, usado atualmente na aviação, um combustível fóssil derivado do petróleo. Por isso, assim como os outros combustíveis fósseis, não é renovável e é extremamente poluente pois libera gases tóxicos na atmosfera. O uso do SAF, também conhecido como bioquerosene, pode reduzir as emissões de CO2 entre 70% e 90%, se comparado ao querosene de aviação.
O combustível sustentável de aviação pode ter diferentes origens como, por exemplo, o etanol. O Brasil tem uma grande experiência com a produção etanol, sendo o segundo maior produtor mundial desse combustível e o maior produtor de cana-de-açúcar, a principal matéria-prima para o etanol na indústria brasileira.
Pela experiência no etanol e protagonismo na cana-de-açúcar, o Brasil representa uma grande potência para a produção de SAF. Além de já possuir a infraestrutura adequada para produzir, também conta com uma boa logística de distribuição, que opera desde as zonas rurais até os grandes centros urbanos.
Lei do Combustível do Futuro
Em outubro de 2024, foi sancionada a Lei do Combustível do Futuro (Lei nº 14.993), que estabelece importantes diretrizes para o aumento da participação dos biocombustíveis na matriz energética brasileira. Entre as medidas, está o Programa Nacional de Combustível Sustentável de Aviação (ProBioQAV), que exigirá dos operadores aéreos, a partir de 2027, o uso de SAF. As metas de redução de emissões começarão em 1%, aumentando gradualmente até 10% em 2037.
Ao investir e incentivar o uso de biocombustíveis, o Brasil não só reduz a emissão de gases poluentes, que contribuem para o efeito estufa, como também diminui a dependência do petróleo. Saiba mais sobre a importância do etanol para a segurança energética do país.