O que é a descarbonização?

Você certamente já se deparou com o termo descarbonização, mas sabe o que significa e qual é sua importância para o planeta? Neste texto, vamos compreender melhor sobre uma das maiores urgências da atualidade.

A palavra “descarbonização” refere-se à redução ou eliminação das emissões de gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera, especialmente o dióxido de carbono (CO2). O maior perigo relacionado ao excesso de GEE é o aquecimento global que acontece, pois esses gases absorvem a radiação e aquecem a superfície da Terra. O aquecimento global, por sua vez, coloca em risco o planeta e todos os seres vivos.

De onde vem o dióxido de carbono?

A queima de combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás natural) é uma das maiores fontes de emissão de CO2 na atmosfera. O setor de energia é o principal responsável pelo dióxido de carbono, seguido pela indústria e transporte. Isso significa que, para promover a descarbonização, é necessário trocar os combustíveis fósseis por outras fontes de energia.

As energias limpas e renováveis são uma das mais importantes ferramentas para a descarbonização. A substituição de uma fonte de energia por outra é chamada de transição energética e ela é crucial para o combate ao aquecimento global. Alguns exemplos de energias limpas são a solar, que usa a luz do sol; a eólica, que converte a força dos ventos em energia; e a bioeletricidade, que vem da queima de biomassa.

No caso do setor de transportes, a redução das emissões de CO2 vem da substituição da gasolina por combustíveis menos poluentes. O etanol, por exemplo, libera até 90% menos dióxido de carbono do que a gasolina e seu uso colabora diretamente com a descarbonização.

O etanol é um dos aliados à descarbonização

Importância da descarbonização

A descarbonização é extremamente necessária para a mitigação da crise climática, especialmente o aquecimento global. Os níveis de poluição são uma preocupação a nível mundial e é necessário que todos os países se comprometam a reduzir os níveis de emissão.

O principal objetivo da descarbonização é limitar o aquecimento global, mas a redução do CO2 traz diversos outros benefícios, como:

Segurança energética: o uso de energias limpas e renováveis permite que o país alcance a segurança energética, pois terá menor dependência aos combustíveis fósseis, que não se renovam com frequência. Saiba mais sobre a importância do etanol para a segurança energética do país.

Inovação e desenvolvimento socioeconômico: a busca por energias alternativas estimula o investimento em inovações no país, além de levar mais estrutura e desenvolvimento socioeconômico para as zonas rurais. As cadeias produtivas do etanol, por exemplo, não estão situadas nos centros urbanos. A consequência disso é a geração de emprego e renda, incentivo à capacitação das pessoas da região, entre outras melhorias. Confira a importância do setor bioenergético na economia brasileira.

Descarbonização no Brasil

O Brasil tem um grande potencial para atuar em prol da descarbonização. Sendo o maior produtor mundial de cana-de-açúcar e segundo maior de etanol, está em vantagem em relação ao uso de biocombustíveis e investimentos em bioeletricidade. Além disso, o clima é favorável ao uso de energia solar, por exemplo, permitindo maior estímulo à transição energética.

A legislação brasileira também atua em prol da descarbonização, impulsionando ainda mais a diversificação da matriz de energia do país. O Programa de Aceleração da Transição Energética (Paten) é um exemplo de incentivo à produção de combustíveis de baixa emissão de carbono. Saiba mais sobre o Paten.

A Política Nacional de Biocombustíveis, mais conhecida como RenovaBio, é outro exemplo de estímulo à descarbonização, pois promove a expansão dos biocombustíveis e assegura a previsibilidade para o mercado. Confira mais informações sobre o RenovaBio e outras leis que incentivam a produção de biocombustíveis e energia verde no Brasil.

Aproveite para conferir:
:: Como a indústria sucroenergética pode contribuir com o meio ambiente?
:: Novo percentual de etanol à gasolina: saiba as vantagens do E30
:: Economia circular: como a produção de açúcar e etanol pode ser mais sustentável?